Fair Trade

Fazenda Santa Cruz:

Localizada em Iaçu-Bahia, a Fazenda Santa Cruz é a pioneira na certificação fair trade para mão de obra contratada no Brasil e a nossa principal fornecedora de Limão Taiti. Ela reflete nossa crença que as transformações sociais e ambientais geradas através da nossa atividade comercial são essenciais para a sustentabilidade comercial. A fazenda possui uma área total de 880 hectares divididos em:

  • 62 % da área da Fazenda Santa Cruz é coberta por vegetação natural.
  • 240 hectares de limões Taiti, que representam 7.000 tons por ano
  • 95 hectares de mangas
  • 545 hectares de vegetação preservada e nativa

A Fazenda Santa Cruz está localizada em uma das áreas mais pobres do Brasil, em que a principal atividade econômica é a produção de gado e frutas. A localização ambiental da Fazenda Santa Cruz não é menos sensível que sua realidade: a vegetação natural é a caatinga, que é uma das vegetações mais devastadas no Brasil. Estamos felizes em manter 62% da área da Fazenda Santa Cruz coberta por vegetação natural. 40% da população de Iaçu depende direta ou indiretamente das atividades da Fazenda Santa Cruz, o que torna a Fazenda Santa Cruz a maior empregadora do município, empregando mais de 200 pessoas fixas.

Certificado Fairtrade

Defendemos a ideia que, mais que um certificado, a certificação Fairtrade reflete nossos valores e missão: comercializar não apenas um produto, mas também a sustentabilidade do nosso negócio, auxiliando a comunidade local a crescer social e economicamente, aumentando continuamente nossa qualidade em produtos e serviços e, consequentemente, atingir nosso principal objetivo que é garantir um produto seguro, bom e Premium para nossos clientes.

Acreditamos que este novo certificado permitirá fortalecer nossa relação com nossos clientes e consumidores finais e firmar nossas relações no mercado.
Em 2014 começamos a desenvolver o projeto para certificar a Fazenda Santa Cruz como a primeira fazenda FairTrade de limões Taiti e mangas no Brasil, de acordo com a norma de mão de obra contratada, como uma maneira de cumprir nossa visão e missão. Em dezembro de 2015, finalmente obtivemos o certificado.
Mais de 200 colaboradores fixos fundaram uma associação oficial para liderar os projetos Fairtrade. Estes foram divididos em vários grupos para garantir que o interesse de todos fossem representados.
A Associação de Colaboradores realiza reuniões periódicas para discutir potenciais projetos, necessidades dos colaboradores, etc.
Além disso, há um representante do conselho da fazenda na associação durante a reunião para garantir um diálogo aberto entre os colaboradores e a direção e para auxiliá-los a gerir e controlar todos os projetos.
A comunicação entre colaboradores e o conselho é aberta e transparente para garantir que todos os interesses dos colaboradores sejam considerados na tomada de decisão pelos diretores de estratégia da fazenda.

Ações Sustentáveis e Sociais

“Biblioteca Santa Cruz”: 52 crianças passam de 8 a 10 horas por semana neste local, desenvolvendo diferentes habilidades que acreditamos que serão importantes para sua vida e para a comunidade. É uma atividade extra escolar, completamente independente de investimentos do governo e públicos. Professores, materiais, aluguel e todos os outros custos são totalmente cobertos pela Fazenda Santa Cruz.

Teatro para as crianças: Com o objetivo de apresentar histórias tradicionais às crianças da comunidade, desenvolvemos um novo projeto em que histórias literárias são lidas e encenadas pelas crianças, promovendo sua criatividade, habilidades de grupo e conhecimento cultural. Durante o ano, as crianças escolhem uma história que será encenada no teatro para as famílias, colaboradores da fazenda e comunidade, comemorando o final do ano.

Projeto “Criança Feliz”: Atualmente, as crianças, independente da situação econômica, estão acostumadas a passar seu tempo livre sozinhas jogando jogos eletrônicos, assistindo televisão, etc. Neste cenário moderno, desenvolvemos um projeto para apresentar brincadeiras antigas e tradicionais às crianças, em que estas possam desenvolver juntas jogos que promovam sua criatividade, sua habilidade de lidar com diferentes pessoas, crenças e valores. Assim, elas podem desenvolver habilidades de socialização, olhando para as necessidades uns dos outros e cuidando das suas relações com seus amigos. Numa era em que as pessoas estão se tornando cada vez mais egocêntricas, acreditamos que a habilidade social de discutir opiniões e realidades é essencial para um mundo melhor.